Baseando-se na filosofia de Paulo Freire e de Enrique Pichón-Rivière, “operar significa intervir no contexto grupal com a intenção de provocar um câmbio nas formas de trabalhar e entre as pessoas”. Tendo em vista essa proposição, o Irfa ( Instituto Fé e Alegria) tem como característica fundamental a investigação e a reflexão sobre a própria prática cotidiana, explicando-lhes as condições de vida, facilitando-lhes as respostas, bem como a lógica situacional dos atores que intervêm: os alunos e os mestres guias, com a monitoração dos centros educativos comunitários.   

O programa El Maestro en Casa é um programa pioneiro por Rádio em alfabetização e educação primária dos jovens e adultos e acontece dentro da programação da Rádio Santa Cruz, na Bolívia. Tem suas raízes no sistema ECCA, mas também no movimento psicossocial de Paulo Freire e no sistema modular por objeto de transformação. Segundo dados coletados para a apresentação do projeto na Guatemala, em 2001, dos 190.551 estudantes que utilizaram as ondas de Rádio Santa Cruz, em 25 anos de trabalho, 35% deles aprenderam a ler e escrever. Sobre uma matrícula do mesmo ano, de 12.344 alunos efetivos, 88.5% foram aprovados e 11.5% reprovaram. Deste contexto, uma porcentagem elevada de alunos deseja continuar os estudos superiores e consolidar uma posição profissional rentável. Muitos jovens adultos acabam até mesmo tornando-se voluntários no Mestre Guia, seriam os pobres ajudando aos pobres. É dentro desse contexto que o Irfa proporia formar homens e mulheres conscientes de sua dignidade e de sua importância dentro de uma sociedade democrática, a partir da superação das situações atuais.      

A fim de estabelecer os alcances da proposta educativa, foi realizado uma Analisis FODA do Irfa (Fortalezas, oportunidades, debilidades e ameaças), através de uma consulta ao pessoal representativo da instituição. Com relação às fortalezas, foi mencionada a boa infraestrutura, a tecnologia atualizada (computadores), comprometimento, o prédio é adequado com bons ambientes de trabalho, tem credibilidade, respeito e prestígio, tem experiência no setor educativo e comunicacional, goza de aval social e governamental, possui ampla cobertura geográfica e ampla audiência (85% da população), promove voluntariado de muitos mestres guias, exerce uma forte influência na opinião pública.            

No quesito oportunidades, promove um novo contexto social de dinamismo no oriente boliviano, preza a comunicação como elemento de desenvolvimento, descentraliza o país e valoriza a municipalização e dá oportunidade ao público mais jovem os quais adquirem maior protagonismo pelo uso das novas tecnologias, é a única Rádio de educação alternativa reconhecida pelo Ministério da Educação no Oriente Boliviano, existe maior demanda de educação para o trabalho (formação técnica e pós- primária).            

Com relação às debilidades, possui limitados mecanismos de motivação, a capacitação permanente é insuficiente, há uma limitada socialização de projetos, há uma subutilização dos recursos técnicos disponíveis, há pouca promoção institucional, os incentivos para os estudantes e mestres guias são escassos, a AM precisa aumentar seu sinal e a FM de uma equipe móvel.            

Por fim, algumas das ameaças são os possíveis cortes de investimento a projetos de educação e comunicação, o fato de as crises econômicas nacional estarem em voga dificulta os maiores níveis de financiamento. Há, ainda, competição desleal de rádios não profissionais e comerciais. Aparecem instituições educativas que oferecem educação presencial ou à distância. 

Qualquer ato educativo precisa tomar em conta das situações de abstração, das teorias (paradigmas), dos modelos (esquemas organizativos), métodos (desenhos estratégicos) e técnicas (instrumentos). Se tomarmos em conta que as técnicas são os procedimentos e a forma de concretização intelectual que servem para operativizar um aspecto qualquer da aprendizagem, então, deve ser entendida como que representa um propósito bem definido de ensino e, com certeza, da maneira de orientar e realizar rapidamente um processo de avaliação, como afirmou Santiago Castellón Arredondo, da Universidade Nacional de Ensino a Distância (Uned). Todos os módulos têm a apresentação de conteúdos que abarcam temas como meio ambiente, igualdade social, democracia participativa, direitos cidadãos e governabilidade.       

      A finalidade dos módulos é permitir a construção de competências para produzir mais e melhor com menos recursos. A produção do material didático tem um papel central na consideração do seu uso no Sistema ECCA, são eles: O uso do material didático impresso (utilizado para apresentar e organizar conteúdos), as aulas radiofônicas e a ação tutorial buscam tornar fácil o que é difícil, criam de uma forma que o vocabulário seja adequado ao nível do alunado, os mestres colocam-se no lugar dos estudantes, adaptam-se às pessoas adultas e a sua realidade e necessidades, valorizam e partem da experiência das pessoas adultas, permitem a elaboração de distintas adaptações, apresentam as informações em forma esquematizada e clara ao combinar o texto, as ilustrações e os espaços em branco de forma adequada, contemplam atividades e exercícios de autoavaliação.       

De acordo com a Investigação de Necessidades Básicas de Aprendizagem (Nebas), os conhecimentos e inquietudes encontradas nos alunos têm muito a ver com o campo laboral produtivo e familiar. Em 2009, completou-se o desenho curricular modular dos oito cursos do programa El Maestro en Casa, no total de quatro anos. Este sistema permite que Irfa proporcione um ensino funcional para a solução de problemas reais dos destinatários caracterizados por serem de bairros periféricos da capital e das comunidades rurais indígenas. O Irfa atua também para preparar os jovens e adultos para entrar no mercado de trabalho, consciente de que a capacitação deve prosseguir por meio dos cursos técnicos. O curso teve início de maneira experimental há três anos, com o investimento nos cursos de informática básica, cozinha nacional, maquiagem e penteado. Já consolidada a experiência, a intenção atual é o desenvolvimento dos cursos de computação, conservação e transformação de frutas, verduras e lácteos, nutrição e cozinha nacional, poda e tratamento de frutas.      

Em 2009, 9.683 alunos registraram-se no programa e a participação feminina (69%) é maior que a dos homens. Foram habilitados 701 centros de orientação e a quantidade de guias voluntários ascendeu a 692. Atualmente, trabalham na Fundação Irfa 50 pessoas. As fontes de financiamento são do governo nacional que lhes concede vários itens do Ministério da Educação para a área de Educação Alternativa (técnica e de adultos) e a cooperação internacional.